Paginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Patchwork em Português: QAL2

Triângulos de meio quadrado, HST, e Flying Geese é o tema deste novo #QAL2 ,ou seja, bicos, biquinhos e pontas que picam! 
Já estão a pensar que eu não sou fã de triângulos! Bem, depende do tamanho, quer dizer, não é que o tamanho importe mas neste caso, quanto mais pequenos eles forem mais eu torço o nariz e invento maneiras de os simplificar ou até evitar fazê-los.
Existem muitas formas de fazermos o HST bem como o Flying Geese mas, em último caso tenho sempre a opção de fazer usando o método paper piecing.

Voltando ao #QAL2, há blocos que se repetem, podemos escolher blocos de 6" ou de 12" e diferentes layouts são sugeridos. Eu escolhi fazer os blocos com as dimensões de 12" e optei por não repetir nenhum bloco. 
Já desenhei todos os blocos no EQ8, ao todo são 16 blocos sem contar com o medalhão. Para o layout, desenhei um novo layout (ainda está só no papel) e comecei a desenhá-lo no EQ8. O problema é que nunca desenhei um quilt com esta forma e, bem, o EQ não está a ser muito cooperativo, está numa de dificultar a coisa entendem?! Meto-me em aventuras e é no que dá.

E os tecidos perguntam vocês? Tinha uns tecidos guardados à um tempão (à tanto tempo que quase que ganhavam raízes!), sempre arranjando desculpas para os não cortar - como é hábito - mas desta vez achei que este projecto era a cara deles (dos tecidos é claro!😁). E voilá o primeiro bloco seguido do que supostamente deveria de ser o irmão gémeo.
 

Bloco 1 - Star Puzzle


Bloco 1A - Blueberry Pie

Este bloco parece intimidante uma vez que tem tantos HST mas usando o Strip Tube Method para fazer os HST torna-se canja e, até apetece não parar! E venham mais blocos para fazer.

Mas com o braço esquerdo de baixa, cortar tem sido uma aventura por assim dizer e o resultado é que me atrasei bastante. No Domingo como já não doía tanto consegui fazer os cortes e pôr-me a par.

Bloco 2


Estava tão distraída a fazer os Flying Geese pois é um bloco que gosto muito de fazer que me enganei. Grrrr! Toca a descoser e a corrigir o erro.



Boco 2A . Contrary Wife variation


Bloco 3

Bloco 4 - Variable Star

Quando é que devemos de parar? Quando verificamos umas três vezes se é o tecido correcto e no fim cortamos o tecido errado, costuramos o tecido errado, fazemos os cortes, acertamos as medidas e quando vamos colocar na posição vemos que algo não está bem! E não percebemos o que fizemos de errado, afinal verifiquei e, voltei a verificar e tornei a verificar. Mas que diabo é que eu fiz de errado?! Isso meus caros é o cansaço pois o dia já vai longo e é nitidamente o sinal de que devo de parar antes que continue a fazer asneiras.

Como podem ver deverei de ter cortado dois quadrados em azul mas cortei dois quadrados em branco. Pode ser que os possa aproveitar para outro trabalho.



Bloco 3A - Variable Star

Uma boa quarta-feira até à próxima!

Anabela





 

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Como fazer o Flying Geese - 5 métodos diferentes

O Flying Geese é um dos meus blocos de patchwork favorito mas, quando tenho que o fazer dou por mim a pensar sériamente no assunto. Afinal, com tantos ângulos e triângulos acaba por muitas vezes ser quase uma missão impossível!

Este bloco, pela sua versatilidade - sózinho, em grupo, em linha, em espiral ou diminuendo - é bastante usado em muitos esquemas de quilts. Mas, como o seu parente mais próximo, o Half Square Triangle, tem mais do que uma maneira de se fazer. Como nem sempre sabemos com que quantidade de tecido estamos a trabalhar ou a dimensão do bloco, é sempre bom saber os diferentes métodos que existem.

Podem consultar os vários métodos nos Tutoriais. Depois de experimentarem os diferentes métodos digam-me qual é que preferem.

Uma boa quarta-feira até à próxima!

Anabela

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Inquilinos temporários

Estas fofuras nasceram aqui no quintal, são filhas de umas gatas vadias que por aqui andam e às quais vou dando comida quando aqui aparecem. E como lhes dou comida, elas assentaram arraiais e, é vê-las à hora do almoço à porta da minha cozinha.

Os gatinhos bebés também se habituaram a ir comer no sítio onde colocamos a ração e, assim, à quatro semanas consegui apanhar uma, passado um bocado voltei e consegui apanhar a segunda mas, ou outros quatro fugiram a sete pés. Ok, tempo de ir buscar reforços mas tenho que ter uma estratégia senão não há ajuda nenhuma! Como fazer?! Levar a gatinha que já tinha apanhado e mostrar aquela bolinha de pelo tão fofinha e asustada!

O meu filho derreteu-se e disse que era tal e qual o Charlie em bebé. A minha filha disse "Oh mãe, o que vais fazer com isso? Só sabe assoprar!!". O marido perguntou onde é que a apanhaste? E eu respondi a todos que ela iria ser exactamente como o Charlie , toda peludinha e frou-frou e, ficaram quatro que não consigo apanhar.

Assim, marido e filho lá foram, bem protegidos pois iriam enfrentar umas grandes feras! Três pretinhas e uma siamesa, foi o que conseguimos apanhar. Ainda ficaram dois pretinhos mas infelizmente esses são mais difíceis.



A quarta e a última menina é a mais pequenina, mais magrinha e a mais feroz: conseguiu morder o meu filho mesmo este estando com luvas - diz-me ele "Mãe, toma lá este demónio em miniatura, já me mordeu, é uma autentica fera!"


Conseguem ver a fera que ela é?! Lol.
Agora os meus meninos e meninas é que não acharam piada nenhuma à ideia de terem que dividir a casa com três bocados de carvão e uma bufona que parece que caiu dentro do leite e depois no chocolate. Mas por enquanto vão ficar até que lhes consiga arranjar uma casa para elas.

Uma boa segunda-feira até à próxima!

Anabela






quinta-feira, 30 de junho de 2022

Patchwork em português

Patchwork Pt é um grupo do Facebook em que estou inscrita - por vezes sabe bem trocar ideias e falar de patchwork em português.

Nesta altura está a decorrer um QA1 e, como não podia deixar de ser, eu tinha que participar. Nem me passaria da ideia de eu fugir à regra de ter em mãos mais do que um projecto! Lol.

Os blocos podem ser de 12" ou de 6", eu escolhi por fazer de 6" pois um outro BOM que estou a fazer os blocos são maiores e também porque de vez em quando sabe bem fazer um projecto mias pequeno.

Estamos a chegar ao fim deste QA e não podia deixar de pensar no que fazer com os blocos - no total são 9 blocos o que não deixa muito espaço, ou talvez não com um pouco de imaginação!

E aqui estão os layouts que criei usando o EQ8. Espero que sejam inspiradores e que vos agradem!





Uma boa quarta-feira até à próxima!

Anabela


sábado, 28 de maio de 2022

365 Challenge - estou de volta!

 Olá a todos, aqui estou eu outra vez. Espero que estejam a ter um bom fim-de-semana. Infelizmente devido ao covid, os dois concertos que tínhamos agendados para este sábado tiveram de ser cancelados: a nossa pianista e alguns membros do coro testaram positivo. Espero que recuperem depressa.

À uns tempos atrás (mais para uns quatro ou cinco anos) comecei a fazer o 365 Challenge Quilt Blocks. Com tanta coisa maluca acontecendo na minha vida arrumei os blocos tão bem arrumadinhos que agora não sei deles mas isso agora não interessa. O que interessa é que fui buscar o projecto ao computador, peguei numa catrefada de retalhos, seleccionei os que queria usar e mãos à obra.

Estes são os blocos dos primeiros sete dias de Janeiro.

1 de Janeiro - Three strips


2 de Janeiro - Easy H

3 de Janeiro - Red Cross
Ups! Quando tirei a fotografia não reparei que o bloco ficou de lado!😞

4 de Janeiro - Four Patch

5 de Janeiro - Nine Patch

6 de Janeiro - Four strips

7 de Janeiro - Two-by.two


E como já estamos em Maio, tenho muito que costurar.

Um bom resto de Domingo até à próxima!

Anabela

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Quilt along mas, em português!

Eu sei que prometi a mim própria escrever mais vezes - um grande suspiro aqui. Às vezes as coisas fogem um pouco do meu controle... por isso, peço desculpas.


Descobri este grupo no Facebook e tenho que admitir que já tinha saudades de fazer patchwork para mim e, ainda por cima em português. 
Coincidência das coincidências, não é que estavam a começar um quilt along?! Que pontaria! Não se faz tarde nem cedo, pedi para me juntar ao grupo e também participar no Quilt Along. Adivinhem: estou in!

Assim começam as peripécias: 
Que tecidos escolher? Sim, que isso de escolher tecidos tem a sua ciência; vasculhei as estantes e as caixas e fiz cinco grupos diferentes em estilo, padrão e cor. Agora, qual dos cinco?
Se vos disser que demorei uma semana a escolher vão pensar que estou a brincar, mas não estou não! Aí é que começou a novela: este não que o padrão é muito grande, este não porque não fica bem ao pé daquele, este gosto mas também não porque vou guardar para outro projecto, estes não porque eu já tenho um em projecto nestes tons, decididamente este é não porque ele é tão lindo que não consigo cortá-lo - ao final, das cinco escolhas fiquei reduzida a... zero! Nicles! Foram todos rejeitados com desculpas disparatadas.

Pensando, descartando  ideias, quase a entrar em desespero pensei: como não tenho nenhum de Natal, apesar de estarmos em Maio não seria uma má ideia. O que é que isso interessa estarmos em Maio?! Assim poderia ser que quando chegasse o Natal o quilt estaria terminado. (sonha, sonha!)

Tecidos escolhidos, borrifados, passados a ferro e, toca de fazer os dois primeiros blocos todos muito bonitinhos e certinhos. 
Mas não é que havia ali qualquer coisa que não estava bem?! Sempre que olhava para os malfadados blocos era como se eles me estivessem a oferecer um limão (não uma limonada note-se!). E ao fim de três dias eu e os blocos ainda não estávamos em sintonia para a limonada.
Se é assim que vai ser o nosso relacionamento, acho melhor acabar com a relação logo no começo; blocos para dentro da caixa dos rejeitados e toca a vasculhar nas caixas, caixinhas e gavetas à procura do tal sr. perfeito, aquele que fizesse o tcham assim que eu lhe pusesse a vista em cima.

Pode-se dizer que entrei mais uma vez numa missão impossível: mais desculpas, das mais esfarrapadas possíveis, para não usar este ou aquele tecido.
E é assim que numa caixa de sapatos estava um projecto completamente esquecido. Olhei para os tecidos, eles olharam para mim, voltamos a olhar uns para os outros, reviro o conteúdo da caixa, há aqui tecidos que não me agradam pois as cores de alguns são mortiças digo, os tecidos começam a lamentar-se de que vão ficar fechados na caixa por mais outra década e, não é que a caixa de sapatos também protesta?! Diz que quer uma mudança de conteúdo! Junta-se a canalha toda e tenho uma manifestação em cima da base de corte com reivindicações de melhores condições de trabalho, mais projectos, etc. 
Foi um Deus me acuda! 
Estava a ver que tinha de chamar a Força de Intervenção mais a GNR e os bombeiros!

Face a esta insurreição e tanta lamechice e antes que o protesto se espalhasse pelas hordas vizinhas decido usá-los no projecto. Mas ficou o aviso de que seriam  adicionados novos tecidos e descartados os que não me agradassem.

Mãos à obra que já se faz tarde: bloco 1 e 2 correu bem mas no terceiro bloco houve logo um desentendimento entre o verde e o pérola; não quiseram ficar frente a frente quando os cosi; não sei se foi o pérola que virou costas ao verde ou se o verde é que virou costas ao pérola. Resultado, tive que pedir ajuda ao meu grande amigo, Jack the Rip, e só assim é que eles se entenderam.



E aqui estão os três primeiros blocos; em relação ao tamanho escolhi fazer com 6". Com a adição de novos tecidos ficou muito mais vivo apesar do estilo dos tecidos e, posso dizer que me sinto bastante satisfeita com o resultado final. Agora é esperar pelos próximos blocos.



Até à próxima!

Anabela